5 passos para sair do endividamento

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mais de 28% das famílias brasileiras estão endividadas. Com isso, muitas pessoas se veem com dificuldades para sair dessa situação. O primeiro ponto é como você se relaciona com o dinheiro: quanto ganha, quanto deve, quanto gasta, com o que gasta etc.

Pensando nisso também, aqui vão cinco passos para você quitar suas dívidas de forma a não caiar novamente no endividamento ou se endividar ainda mais.

  1. Faça uma lista de suas dívidas: este é um primeiro passo importante nesse processo. Muitas vezes não temos uma noção exata do tamanho do problema. Ao anotar tudo, a situação se torna mais visível. Depois disso, resolver fica bem mais fácil.
  2. Checklist de gastos: anote suas despesas, tanto faz se em uma planilha no excel ou se vai anotar em um papel. O importante é conseguir ter a consciência de para onde está indo o seu dinheiro. Para facilitar, divida entre gastos fixos, que são aqueles que você tem todo mês e não variam muito, como: água, luz, telefone, internet; e gastos variáveis, que, como o nome indica, sempre variam de um mês para o outro, como: supermercado, farmácia, lazer.
  3. Corte de gastos: já sabendo o montante da sua dívida, o quanto gasta por mês, reduza todos os gastos possíveis. Você pode procurar planos de internet e telefonia mais baratos, uma academia mais acessível, procurar lugares para lazer que gastem menos.
  4. Estabeleça quanto você pode pagar: aqui é preciso identificar o que sobra para você se organizar para começar a pagar suas dívidas. Calcule quanto poderá disponibilizar por mês para quitá-las.
  5. Renegocie: agora, o último passo e nem por isso menos importante. Renegocie a dívida, entre em contato com os seus credores e tente renegociar. Se você possui mais de uma dívida lembre de renegociar primeiro as dívidas maiores, caso não seja possível fazer isso com todas ao mesmo tempo. As dívidas maiores geralmente têm os juros mais altos, principalmente as de cartão de crédito.

Fonte: Mirador

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



20 de julho de 2022

5 respostas em "5 passos para sair do endividamento"

  1. TODOS OS CINCOS TPOPICOS SÃO IMPORTANTE. MAS NA PRATICA AINDA CARREGO A PENDENCIA DO NUMERO QUATRO. POIS PRECISO ESTABELESSER ISSO. OBRIGADO RENDA CERTA POR MAIS ESSA INFORMAÇÃO.

  2. Muito bom! muito aplicativos hoje nos ajudam com as finanças.

  3. muito aplicativos hoje nos ajudam com as finanças.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2021 - BRF Previdência - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!