Em 2023, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 1,6 milhões de pessoas foram infectadas pela dengue. Agora estamos na estação do ano em que mais devemos ter atenção, pois as altas temperaturas, assim como as chuvas, são ambientes favoráveis para a proliferação do Aedes aegypt (conhecido mosquito da dengue), transmissor também da Zika e Chikungunya. Segundo o Ministério da Saúde do dia 1 a 15 de janeiro deste ano, foram registrados 55.859 de dengue no país, com seis mortes.
Já temos a vacina da Dengue, mas ela ainda não está disponível em amplo acesso. Denominada “Qdenga”, ela está disponível na rede particular, com um valor que varia em média R$ 300 e R$ 500, de acordo com a Anvisa, mas possui uma lista de prioridades entre as pessoas que devem recebê-la. A previsão é que o Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilize a vacina em fevereiro de 2024, mas em algumas cidades do Mato Grosso ela já está disponível. Além disso, está sendo desenvolvida também pelo Butantan outra vacina contra a dengue que tem previsão para ficar pronta em 2025.
Os testes clínicos, que estão na fase 3, já mostraram eficácia de cerca de 80%. A vacinação é primordial para o combate da Dengue, que pode ser fatal. A diferença entre esses dois imunizantes é que a “Qdenga’ precisa de duas doses para fazer efeito e outro que está sendo desenvolvido é para ser dose única. As notícias são positivas, mas o cuidado da população deve continuar.
Confira algumas dicas de cuidados:
– Eliminar objetos com água parada: o mosquito pode depositar seus ovos em diferentes lugares, tais como lixo e potes. Não deixe água parada independentemente da exposição ao sol.
– Cuidado com as piscinas: e para quem tem piscinas, a esvazie sempre que não estiver em uso, ou mantenha uma manutenção de limpeza frequente.
– Feche depósitos de água: certifique-se de que as caixas d’agua estão bem fechadas, sem nenhuma fresta por onde o mosquito possa entrar.
– Telas de proteção: coloque proteção de telas em janelas e portas para prevenir que mosquitos entrem quando elas estiverem abertas.
– Mantenha os prantos dos vasos de plantas com areia para evitar acúmulo de água.
– Também mantenha o pátio ou área comuns limpos para prevenir potenciais criadouros.
Tome os cuidados necessários e, a sentir qualquer sintoma, procure um médico ou uma unidade de saúde para tratamento. Os sintomas da Dengue costumam aparecer entre 2 a 4 dias depois de infectado pelo mosquito, sendo os mais comuns febre alta, dor de cabeça, náuseas, vômitos, fadiga, dor musculares e manchas vermelhas no corpo.
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
30 respostas em "Entenda por que a vacina contra a dengue é tão importante"
Deixe uma mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Muito importante se prevenir
Importante
Muito bom, vamos ficar atentos
bem legal, ficar atento
Dicas importantes.
Interessante
Devemos ficar super atentos, está muito em alta.
Muito importante seguir essas dicas.
Importante
Esta vacina deveria ser disponivel para todos.
Se todos fazem sua parte, no final estamos nos ajudando!!
Top
Muito importante os cuidados e prevenção
Vacinas a passo de tartaruga, testes clínicos ainda sendo feitos, só 2 milhões de doses para a segunda quinzena de fevereiro, ou seja, menos de 1% da população será imunizada. Uma doença que aí está a muitos e muitos anos, e os governantes , de um modo geral, sempre negligenciaram, o resultado aí está. A fatura chegou.
sim importante
todo cuidado é importante.
Todos os cuidados são necessários !
top
Muito bom.
Muito bom acompanhar o avanço da medicina
Muito importante manter a prevenção
Bom
o Jeito é prevenir
Muito importante
bom
excelente
Importante
Interessante
Interessante
Legal