Por muito tempo se teve a ideia de que pensar em aposentadoria e em planos de previdência complementar eram apenas coisa de pessoas que estão perto de se aposentar. Mas com a disseminação da importância da educação financeira, as pessoas estão entendendo que é possível aderir a um plano de previdência complementar em qualquer fase da vida, e vale aquela máxima: quanto antes, melhor. Isso não quer dizer que poupar seja ruim; poderíamos dizer que é um primeiro passo. No entanto, poupar dinheiro é o mesmo que guardá-lo, enquanto investir é fazer seu dinheiro render.
Se os jovens já no início da carreira começarem a investir em planos de previdência, terão mais tempo para acumular recursos para o futuro e aproveitarão o poder dos juros compostos, que podem multiplicar os valores investidos. Afinal, quanto mais você demora para investir, mais dinheiro você perde, principalmente em planos patrocinados oferecidos por Entidades de Previdência Complementar Fechadas, onde a sua empresa contribui junto com você. Você pode estar se perguntando como perder algo que ainda não se iniciou? A questão é pensar em quanto você já poderia ter acumulado se tivesse começado a investir em uma previdência complementar mais cedo.
Pense em uma pessoa que começa a investir aos 24 anos, por exemplo. Aos 64 anos, ela terá 40 anos de contribuição. Isso se torna ainda mais vantajoso se for um plano com aporte do empregador, como foi mencionado anteriormente. Além disso, os investimentos a longo prazo, como os planos de previdência complementar, se beneficiam dos juros compostos, que fazem o dinheiro investido render cada vez mais.
Pensar em previdência oferece diversos benefícios, desde benefícios fiscais na declaração do imposto de renda, onde você pode ter até 12% de deduções fiscais anualmente, até ter maior segurança sobre onde está investindo seu dinheiro, já que os planos possuem equipes especializadas em investimento. Além disso, contribui para a construção da sua independência financeira.
Então, nunca é cedo demais para começar, né?
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
24 respostas em "E se jovens também pensassem em planos de previdência"
Deixe uma mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Meu filho já quer fazer um, conseguiu o seu primeiro emprego recentemente , muito bom os jovens já se anteciparem
Têm que começar cedo
interessante d +
Muito importante ter um plano de previdência complementar e conscientizar os filhos a fazer o mesmo
Muito importante!!
Bom
Devemos incentivar nossos filhos a começarem a investir cedo em previdência privada para ter um complemento na hora da aposentadoria.
Muito boa a matéria.
Muito bom
É um assunto que precisa ser disseminado com os jovens.
Bem importante
Quanto antes investir melhor
Investimento bom
Boa reportagem
Quanto antes começar, maior a possibilidade de tranquilidade financeira, em um futuro distante.
Muito bom.
muito bom
otimo
excelente matéria
top
muito bom
importante
Excelente
Interessante
Muito bom