Em 21 de março de 1960, na cidade de Johanesburgo, África do Sul em pleno Apartheid, ocorreu o Massacre de Sharpeville, quando 69 pessoas foram mortas pelo exército e outras 186 ficaram feridas. Na ocasião, cerca de 20 mil pessoas negras protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, uma norma que exigia que as pessoas negras portassem cartões de identificação especificando os locais onde poderiam transitar na cidade. Durante o protesto, as tropas do exército abriram fogo contra a multidão. Em 1966, a Organização das Nações Unidas (ONU), institui essa data como Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial em memória das vítimas e como uma data de resistência e de luta antirracista no mundo.
Por ocasião desta data, aí vai uma dica de 4 livros para pensar sobre o antirracismo e como é um dever da sociedade combater qualquer tipo de discriminação.
Pacto da Branquitude, de Cida Bento: analisa a influência da branquitude na estruturação das sociedades atuais e como ela ajuda a moldar o curso de jornadas pessoais.
Racismo Linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo, de Gabriel Nascimento: o livro debate a complexidade da desigualdade racial no Brasil, analisando a intersecção entre linguagem e racismo. Além disso, destaca debates de intelectuais negros, frequentemente negligenciados, e suas contribuições para uma visão mais inclusiva da linguagem na sociedade brasileira.
Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves: embora as 900 páginas possam assustar, este livro é fascinante desde a primeira página, contando a trajetória de Kehinde, uma africana sequestrada do reino de Daomé e trazida como escrava para Salvador, Bahia, no Brasil. Apesar de ser uma obra de ficção, o livro aborda aspectos históricos do país no século XIX.
Amoras, de Emicida: o livro infantil Amoras, escrito pelo rapper Emicida, é dedicado à primeira filha do cantor, Estela. Na obra, ele fala da importância da representatividade negra.
Estas datas servem para que a sociedade não esqueça do mal que as discriminações podem causar. Também para evidenciar os esforços para construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
23 respostas em "21 de março: Dia Internacional de Luta pela eliminação da discriminação racial - conheça 4 Livros Antirracistas"
Deixe uma mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Muito bom.
Preservação e conscientização melhor coisa
Racismo nunca
Não ao rascismo
Boa reportagem
bom a
Já melhoramos, mas temos muito a melhorar nesse tema
Muito interessante .
Interessante
Bom
Não ao racismo
Boas dicas
muito bom
muito bom
Not Racismo!!
bom
muito bom
otimo
MUITO BOM
Importante
Maravilhoso
Parabéns
Interessante