O prazo de declaração do Imposto de Renda se encerrou no final de maio. Se você fez o preenchimento corretamente, não terá problema algum. Mas algumas pessoas podem cair na famosa “malha fina”, que é quando a Receita Federal detecta inconsistências ou falta de informações na declaração, tanto de pessoa física quanto jurídica, e retém a declaração para uma análise detalhada.
De acordo com a Receita Federal, existem muitas razões pelas quais uma declaração pode cair na malha fina. Entre as mais comuns estão divergências entre os valores declarados e os informados por outras fontes, como empregadores, bancos e outras instituições financeiras. A não declaração de todas as fontes de renda, despesas médicas não comprovadas, deduções de imposto às quais não se tem direito e erros de dados no preenchimento também são motivos frequentes.
Mas se você cair na malha fina, não se desespere! Neste conteúdo mostraremos o que fazer. Primeiro, é possível retificar sua declaração através do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). A Receita determina um prazo de até cinco anos para correção, porém é aconselhável que ao detectar problemas, corrija o mais rápido possível, pois estará irregular com o fisco. Acesse a plataforma do e-CAC, que fica no site da Receita Federal. Assim, você pode verificar o extrato da sua declaração e entender o que ficou pendente ou está errado, pois estará sinalizado.
Fizemos uma checklist para ajudar a regularizar sua situação, confira:
Reúna os documentos necessários: assim como no período de declaração, organize todos os documentos que comprovem as informações declaradas, como recibos, notas fiscais, informes de rendimentos, comprovantes de despesas médicas, entre outros.
Retifique a declaração: corrija as informações incorretas e envie novamente a declaração. Não se esqueça de salvar e imprimir o recibo de entrega da retificação.
Pague eventuais diferenças: se a retificação resultar em imposto a pagar, efetue o pagamento o mais rápido possível para evitar multas e juros.
Acompanhe a situação: após a retificação ou entrega dos documentos, continue acompanhando a situação da sua declaração no e-CAC. Certifique-se de que todas as pendências foram resolvidas.
Acesse o site da Receita Federal e saiba mais: www.gov.br/receitafederal/pt-br
Esperamos que essas dicas tenham ajudado. Compartilhe com amigos e familiares!
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
30 respostas em "Saiba o que fazer caso tenha caído na “malha fina” do IR"
Deixe uma mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Sempre bons conteúdos.
A Receita Federal não dá mole, não… a voracidade do leão não tem fim…
BOM
Bom saber
muito bom
Só reificar
Corrigindo * retificar *
Boa reportagem
Excelente noticia
Ótimas dicas.
otimo conteudo
Interessante
A declaração pre preenchida ajuda muito
Bom
Ficar atento
Bom
Muito bom, ficarei atento!!
Ótimas dicas.
Importante essas dicas
Sempre necessário ficarmos atentos
ruim
Muito bom.
muito bom.
interessante
é
Excelente!
Bom
muito bom
Não deve ser nada bom cair na malha fina , só fico imaginando como que os políticos conseguem sonegar, quando chega eleicões e puxam as fixas deles declaram quase nada
Boa reportagem