“Festas de final de ano” e “exagero” viram quase sinônimos nessa época entre os feriados de Natal e Ano Novo. Comidas saborosas, brindes entre família e amigos – muitos abraçam exageros como tradição, mas a verdade sobre eles é que não são necessários para aproveitar as festas.
No período de final de ano, costumamos listar resoluções para 2024, e geralmente uma rotina mais saudável e equilibrada sempre aparece na lista (às vezes, é até a protagonista dela). Mas por que não começar com os cuidados ainda em 2023?
Para isso, separamos os cuidados com a saúde indicados pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul que são mais importantes durante as festas de fim de ano.
– Consuma bebidas alcoólicas com moderação: muitas pessoas não sabem que o exagero alcoólico pode contribuir para a ocorrência de um AVC, de um infarto agudo do miocárdio e a piora da pressão alta. Para manter a pressão estabilizada, inclusive, é recomendado manter uma boa hidratação. Não se esqueça de beber água!
– Moderação no prato: não deixe de comer suas refeições favoritas nas festas de fim de ano, mas entenda que não é necessário provar todos os pratos e/ou repetir várias vezes. O excesso de comida pode inclusive trazer indisposição, e a consequência dela é não poder aproveitar tanto os momentos com a família. Aproveite e saboreie cada garfada, ao invés de comer grandes quantidades com muita rapidez.
– Substitua gorduras ruins pelas saudáveis: o azeite de oliva é curinga no preparo de alimentos. Na ceia de Natal, tente incluir nozes, amêndoas, castanhas de caju e do Pará, sementes como a de linhaça, de abóbora e a chia, e uma variedade de saladas, alimentos ricos em fibras, frutas e carnes magras. As gorduras boas aumentam os níveis de HDL no sangue, chamado de “colesterol bom”, pela sua atuação que evita o acúmulo de gordura nas paredes das artérias.
– Atenção à segurança sanitária: o verão é uma das estações recordistas em surtos de doenças transmitidas por alimentos. Bactérias como Salmonelas e Estafilococos aureus causam problemas gastrointestinais sérios, então certifique-se de que o preparo dos alimentos é seguro. Observe rótulos, embalagens, validade, temperatura de conservação, não misture alimentos crus com cozidos durante o preparo de receitas e proteja os alimentos de vetores de doenças (como moscas, abelhas, baratas e ratos). Não menos importante, lembre sempre de higienizar verduras, legumes e frutas: primeiro em água corrente, depois com 1 colher de sopa de água sanitária para 1L de água durante 15 minutos.
– Equilíbrio emocional: não só o coração pode ficar sobrecarregado com os exageros mencionados acima, mas também pode sofrer com a carga emocional do período. São contas de final de ano a se pagar, finais de ciclo e inícios de outros. É importante se conscientizar sobre esses aspectos também. Só isso já é capaz de trazer um pouco mais de equilíbrio e tranquilidade.
Mais um ano está chegando ao fim e a recomendação principal, que deixamos por último, é a de refletir sobre o ano de 2023: o que você quer manter? O que quer eliminar da sua vida? Tire um tempo para pensar nesse momento da vida em que está vivendo e trace novas metas para 2024 – de uma forma gentil consigo mesmo, é claro.
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
33 respostas em "Coisas que requerem atenção nas festas de final de ano!"
Deixe uma mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Eu amo as festividades do final de ano!! Porém devemos ficar atentos.
Muito bom
Boas dicas. exageros não são legais
bom
muito bom.
Conteúdo muito bom!
Excelente
Excelente!
todo cuidado é pouco.
Importante
Dicas importantes
Importante, ler com aten~çaõ
Muito importante!!
Ótimo!
top
Ótimas dicas.
Hidratação é importante nessas festividades
Bom
Chegou a hora de fazermos aquelas listas de compromissos para o ano seguinte, listas as quais não cumpriremos 30%, infelizmente…
muito bom,
Muito bom
Muito bom.
Dicas excelentes.
topizera
Excelente noticia
Muito importante a atenção
todo cuidado é pouco
Devemos sempre estar ligados
cuidado deve ser redobrado
Ótimas dicas
dica importante
BOM
Importante