Do Entrudo aos trios elétricos e escolas de samba: saiba mais sobre a origem do Carnaval

O carnaval é a maior manifestação cultural do país, tem origem europeia trazido pela colonização. Os portugueses trouxeram o entrudo, uma brincadeira que em Portugal marcava o início da quaresma.

Carnaval batendo na porta, mas você sabe como ele surgiu no Brasil? O carnaval é a maior manifestação cultural do país, tem origem europeia trazido pela colonização. Os portugueses trouxeram o entrudo, uma brincadeira que em Portugal marcava o início da quaresma. No entrudo, as pessoas saiam para ruas e atiravam água de cheiro, farinha e luvas com água uns nos outros, entre outras coisas. Outra influência europeia no carnaval brasileiro foram as máscaras de origem italianas. A escritora Maria Clementina Pereira explica em seu livro “ecos da folia” que, somente no século XX, o carnaval incorporou as características africanas, que o definem tal qual o conhecemos hoje.

O carnaval do entrudo já era adotado pelos escravizados no Brasil, passou por algumas retalhações e foi proibido no final do século XIX na cidade do Rio de Janeiro, que na época era a capital do Brasil. Neste período, segundo a escritora Maria Clementina, surgem também os cordões e ranchos, que tinham uma organização parecida com a das procissões religiosas católicas, mas aos poucos foram sendo incluídas tambores, atabaques e outros instrumentos de origem africana. Também surge no século XIX as marchinhas de carnaval, sendo até hoje conhecida uma das primeiras, a de Chiquinha Gonzaga: “Abre-alas”.

Nesta virada do século XIX para o XX surgem os afoxés na Bahia, o frevo em Recife e o Maracatu em Olinda. Em 1910, o samba surge de fato no Rio de Janeiro, sendo “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida, a primeira canção a ser gravada. Apenas na década de 1920 surgem as escolas de samba Deixa Falar, que depois se tornou a Escola Estácio de Sá, e Vai como pode que depois virou a Portela. Em Salvador, em 1950, surgem os trios elétricos, com Dodo e Osmar utilizando a caçamba do seu carro, amplificando as caixas de som e saindo pelas ruas cantando suas músicas, dando origem aos famosos trios elétricos que hoje são adotados em várias partes do Brasil.

Os desfiles das escolas de samba passaram a ser trazidos para o centro da cidade e, em 1960, a prefeitura do Rio de Janeiro passou a montar arquibancadas na avenida Rio Branco e cobrar ingresso para as pessoas assistirem.

O carnaval, além de ser um espaço de recreação e de festejo, é um grande movimentador da economia do Brasil. Em seus diferentes formatos, ele gera emprego, gera consumo, traz turistas de diferentes lugares do Brasil, assim como pessoas de outros países. Gostaram de saber mais um pouco sobre a história do Carnaval? Comenta se curte esse tipo de conteúdo aqui na plataforma.

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



33 respostas em "Do Entrudo aos trios elétricos e escolas de samba: saiba mais sobre a origem do Carnaval"

  1. Bem interessante! Gostei do conteúdo

  2. Muito legal saber sobre a origem desta festa colorida.

    Att
    Derye

  3. Interessante demais, pois nossa cultura carnavalesca é impar!

  4. Conhecer a origem é interessante, embora eu não seja fã de carnaval

  5. Uma festa legal, pena que, na atualidade, as escolas ficaram muito ” comerciais ” , para usar um termo suave e pouco agressivo.

  6. De certa forma o carnaval rotula o brasileiro, temos mais coisas boas em que temos que melhor divulgar sobre nosso pais.

  7. Temos mais coisas boas para divulgar sobre nosso pais.

  8. Sempre tentei gostar do carnaval, mas não tem jeito, gosto dos dias de descanso

Deixe uma mensagem

© 2023 - BRF Previdência - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!