Com o aumento da expectativa de vida e menos contribuintes no mercado de trabalho, especialistas alertam para a necessidade urgente de mudanças no sistema previdenciário
A necessidade de uma nova reforma da Previdência no Brasil volta ao centro das discussões, menos de cinco anos após as últimas mudanças nas regras de aposentadoria. O motivo principal é o acelerado envelhecimento da população brasileira, que pressiona o sistema previdenciário. Entre 2000 e 2023, a proporção de idosos no país quase duplicou, passando de 8,7% para 15,6% da população. Até 2070, 37,8% dos brasileiros terão mais de 60 anos, de acordo com projeções do IBGE.
Especialistas apontam que o sistema previdenciário, baseado no regime de repartição, está sob pressão crescente, já que o número de contribuintes que sustentam os aposentados diminui a cada ano. Atualmente, existem quatro contribuintes para cada beneficiário do INSS, mas essa proporção cairá para quase três por aposentado em 2070. Essa tendência coloca em xeque a sustentabilidade do sistema a longo prazo.
A reforma aprovada em 2019 atenuou o déficit da Previdência, ao elevar a idade mínima de aposentadoria, mas as projeções indicam que seus efeitos começarão a se esgotar já em 2027. Com o aumento da expectativa de vida, que subiu para 76,4 anos e pode chegar a 83,9 anos em 2070, os economistas preveem que será necessário ajustar novamente as regras, como elevar a idade mínima e promover a permanência dos trabalhadores no mercado por mais tempo.
A transição demográfica do Brasil, com menos jovens e mais idosos, exige também que o governo enfrente o desafio da informalidade e promova a capacitação da mão de obra para um mercado de trabalho cada vez mais dominado por tecnologias avançadas. Sem essas medidas, o sistema previdenciário enfrentará um rombo ainda maior, comprometendo a capacidade de pagar as aposentadorias no futuro.
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
12 respostas em "Envelhecimento populacional amplia debate sobre nova reforma da previdência"
Deixe uma mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Muito bom!
Boa reportagem
Bom
Interessante
Ótimo conteúdo
depende r do i n ss não será boa idéia
bom
Muito bom
Interessante
Muito bom.
Gostei
Otima noticia!!