Evolução da educação financeira entre gerações

Diferenças geracionais existem em todos os aspectos da vida. E quando o assunto é educação financeira, um tema cada vez mais falado, não poderia ser diferente. Saber se relacionar bem com o dinheiro é primordial para levarmos uma vida financeira mais tranquila, hoje e no futuro. Embora a educação financeira não seja algo tão novo, ela foi ganhando cada vez mais espaço conforme as pessoas também foram melhorando o entendimento sobre os diferentes aspectos da gestão das finanças.

Antes, tínhamos a antiga ideia de que a educação financeira só era necessária se você fosse fazer grandes investimentos e aplicações. Não se considerava aprender a lidar com o dinheiro no dia a dia.  Este comportamento vem mudando, as pessoas já têm a percepção sobre dinheiro e gestão do orçamento familiar como um conhecimento que deve ser aprendido e passado adiante.

Hoje em dia se incentiva cada vez mais a educação financeira desde cedo, pois dinheiro também é assunto para crianças e adolescentes. Entender mais sobre finanças ajuda a medir os impactos de decisões financeiras na vida pessoal e a importância da organização, equilíbrio e do controle financeiro. De acordo com o SPC Brasil, cerca de 76% das crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos recebem mesada dos pais. A mesada é uma das melhores maneiras de ensinar crianças e adolescentes a administrarem seu dinheiro.

Além disso, o exemplo arrasta. Em outras palavras, quanto mais os adultos se educarem financeiramente, mais preparadas estarão as gerações futuras, pois conseguirão passar esses conhecimentos adquiridos de forma clara e segura. Lógico esse não é um dever somente dos pais e responsáveis, mas das escolas desde a primeira infância e da sociedade de maneira geral.

Educação financeira tem que ser cada mais acessível para todos!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com sua família, colegas e amigos.

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



15 de setembro de 2023

48 respostas em "Evolução da educação financeira entre gerações"

  1. Bem interessante. Diferenças geracionais existem

  2. Educação financeira é muito importante, e trabalhar isso desde cedo melhor ainda!

  3. De fato, na minha família muito pouco se falava em gestão dos recursos e como lidar com o dinheiro

  4. é desafiador ensinar nossos filhos, e temos que lembrar que eles seguem exemplos

  5. Educação financeira deveria ser ensinada na escola, matéria obrigatória

  6. Importante ensinar as crianças sobre educação financeira

  7. Educação financeira é um conteúdo que devia começar desde cedo nas escolas ! Parabéns aos envolvidos com esse conteúdo 👏🏼👏🏼👏🏼

  8. Muito legal o tema, pois hoje em dia precisamos ensinar, orientar sobre dinheiro desde pequenos.

  9. É um tema muito importante, principalmente nos dias atuais, com a gama de opções para investimentos, com o incentivo maciço do consumismo, o que, via de regra, leva a gastos desnecessários e aumento de dívidas pessoais, o que acaba virando uma bola de neve. É muito importante ensinar as novas gerações a não gastar mais do que se ganha, a poupar para realizar projetos a médio e longo prazos, a não comprar por impulso, pois isso gera dívidas e com elas, problemas.

Deixe uma mensagem

© 2023 - BRF Previdência - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!