O mês de setembro é marcado pela Campanha do Setembro Amarelo, que visa incentivar atitudes preventivas no combate ao suicídio, uma pauta extremamente séria. São quase 10 anos de campanha, criada por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). Durante todo o nono mês do ano são pensadas ações que acolham quem precisa e alertas para a população sobre como estar atento aos sinais que pessoas próximas podem apresentar.
Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, ocorrem cerca de 1 milhão de suicídios por ano no mundo, sendo 96,8% destes casos ligados a transtornos mentais. Um dos indicadores é a sensação de inutilidade que acomete as pessoas, que em virtude disso não conseguem lidar com o estresse. Em um primeiro momento é difícil associar suicídio e depressão a problemas financeiros, mas eles são causa frequente em casos de depressão e ansiedade.
No Brasil, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), 79% das famílias estão endividadas. Complementando este raciocínio, dados também da OMS mostram que quase 80% dos suicídios ocorrem em países cuja população possui faixa renda mais baixa.
Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), cerca de 70% dos inadimplentes sofrem de ansiedade e outros impactos emocionais negativos por não conseguirem manter suas contas em dia. Outra pesquisa, da mesma instituição, aponta que quase 50% dos casais brigam por questões de dinheiro, sendo essa a segunda maior causa de divórcio.
Mas, afinal, como equilibrar a saúde financeira e mental?
A informação é um dos aspectos mais importantes! Aprender sobre educação financeira e organização das finanças pessoais vai melhorar seus conhecimentos e torná-lo mais preparado. Estar em ambientes seguros e acolhedores, nos quais você possa falar de suas angústias, mesmo que as financeiras, também é fundamental, seja no trabalho, com amigos ou em família.
Ficou claro o quanto saúde mental e financeira estão ligadas, não é mesmo? Por isso, é importante estar atento aos sinais, tanto para procurar ajuda quanto para oferecer a quem pode estar precisando.
Procure o CVV, que realiza gratuitamente o apoio emocional e a prevenção do suicídio através do fone 188 ou informe-se pelo site: https://www.cvv.org.br/
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
53 respostas em "O impacto da saúde financeira na saúde mental"
Deixe uma mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Sempre bom manter um equilíbrio
Uma excelente dica
Interessante
Muito importante
Equilibrio !!!
Muito interessante!
Pés no chão.
Muito importante
Um importante tema.
Tema cada vez mais importante e pertinente nos dias de hoje.
Muito bom
Legal!
Dados importantes .
tema muito importante
De extrema importância estar com a saúde mental em dia.
Muito interessante!
Super interessante este tema!
muito bom.
Saúde sempre é bom
top!
Equilibrio da mente é fundamental
Bom
muito bom
Informação interessante
Muito bom
Está ligado um tema com outro
Interessante
Muito importante!!
excelente
top
Cuide do seu dinheiro pra não perder a mente
Prevenção e atenção
Muito bom o conteúdo. Tema super importante!
Muito importante notar os sinais e buscar ajuda!
todo cuidado e acompanhamento é importante.
Otimo
Muito importante as dicas relatadas, ficar atentos aos sinais que a saúde dá para não ter problemas maiores depois.
otima noticia
ótima notícia
Muito bom!!! Importante informação desses canais de ajuda para entrar em contato.
Pontos importantes abordados, mas além da organização financeira precisamos olhar para os rendimentos e condições de vida dos brasileiros
muito importante
Interessante
muito bom
MUITO BOM
muito real
Essa relação sempre existiu, quando as finanças vão mal, via de regra, as relações familiares sofrem abalos, as relações de amizades se deterioram, o psicológico acaba sendo afetado profundamente. Nem todos estão preparados para suportar esse tipo de situação, o que leva a casos extremos, que é o suicídio. CVV 188, está habilitado a ajudar e dar suporte aos que necessitam de ajuda. Como diz a letra da música ” Everybody Hurt ”, todo mundo sofre, mas , você não está sozinho.
ok
ok
saúde financeira impacta muito na saúde mental da pessoa
tema importante
Equilíbrio!
Muito importante.
Saúde mental é importantíssimo!