Da mesma forma com que precisamos exercitar o nosso corpo, também precisamos exercitar a nossa mente. E hoje não faltam ferramentas e motivações: o mundo está cada vez mais dinâmico, com transformações tecnológicas acontecendo a todo momento, gerando frequentes convites a autotransformação.
Cada vez mais contrariamos aquela antiga noção de que a educação formal servia de “ponto final” em uma trajetória de aprendizagem, em que você se formava e, no máximo, iniciava um curso de pós-graduação. Porém, com a evolução acelerada das indústrias e a obsolescência rápida de informações, essa visão está ultrapassada.
Agora, a aprendizagem contínua não é sequer exclusiva do âmbito das carreiras, mas se estendeu para todos os outros aspectos da nossa vida. Falamos sobre redes sociais e novas acessibilidades tecnológicas, por exemplo, e isso requer uma constante atualização independentemente da idade.
Abraçar essa mentalidade permite a verdadeira adaptação, não só às novas exigências que essa integração tecnológica requer, mas também às novas possibilidades. A inovação nos mantém relevantes em todos os âmbitos da vida, inclusive no da saúde.
Investir no próprio desenvolvimento pode trazer inúmeros benefícios. Cultivar o hábito de aprender ao longo da vida tende a trazer mais resiliência e boa adaptação frente a mudanças, alimenta a criatividade e permite a criação de soluções inovadoras para problemas complexos.
Porém, cultivar a mentalidade de aprendiz exige comprometimento e disciplina. Muitas pessoas criam um plano de desenvolvimento pessoal e incluem metas claras e palpáveis de aprendizado, como, por exemplo, dominar novas tecnologias, aprimorar habilidades interpessoais, adquirir conhecimento em áreas complementares às dos seus interesses etc.
Navegar em plataformas de aprendizado online, participar de workshops, ler livros e artigos, além de trocar experiências com outros profissionais, são maneiras práticas de se manter atualizado. A chave é encarar o aprendizado como uma jornada e não como um destino final.
A aprendizagem ao longo da vida deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade. Em um mundo onde as mudanças são constantes, aqueles que mantêm uma mente aberta e curiosa estão mais bem posicionados para prosperar – seja no âmbito profissional ou no pessoal.
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
34 respostas em "O valor da aprendizagem contínua"
Deixe uma mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Legal
Interessante
Estamos sempre aprendendo
B e m inter essante
ótimo
gostei da noticia
Excelente
A vida é uma eterna escola, e quem dela fugir, se recusar a aprender sempre, terá sérios problemas.
Gostei
Bom
Interessante
top
Bem útil
Bastante interessante o assunto
Bom
Excelente conteúdo
Top, muito bom!
Ótimo conteúdo.
Muito bom!
Muito bom.
Aprender sempre.
Concordo… sempre temos o que aprender
Muito bom
Muito bom.
Bom
Muito bom.
Top
muito bom o conteúdo
Sempre devemos estar se atualizando em conteúdos novos
Legal
Exelente
Muito bom
legal
Muito bom!