O mês de junho também é marcado por uma data que incentiva a conscientização sobre a doação de sangue. No dia 14 comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, data que tem como objetivo incentivar a população a se tornar doadora. De acordo com o Ministério da Saúde, uma única pessoa pode salvar até três vidas com a doação de sangue.
Doar sangue é um ato de solidariedade, cuidado e responsabilidade social, mas também pode trazer alguns benefícios ao doador. Como o monitoramento da saúde: a cada doação de sangue está incluído um exame médico gratuito, o que pode ajudar na detecção precoce de algumas condições de saúde como anemia, hipertensão e doenças infecciosas. Esta coleta é verificada várias vezes antes de ser doada e, caso o doador tenha alguma anormalidade, ele é notificado.
Outra coisa que muitas pessoas não sabem é que a doação de sangue diminui o risco de doenças cardiovasculares. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doação regular de sangue pode reduzir a viscosidade do sangue e melhorar o fluxo sanguíneo, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, doar sangue ajuda a equilibrar os níveis de ferro no corpo. Altos níveis de ferro podem aumentar o risco de doenças cardíacas.
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no artigo 473, doador de sangue que trabalha no regime da CLT tem direito a um dia de folga a cada 12 meses. Por todo esse cuidado com o doador nos hemocentros, doar sangue não oferece risco nenhum. Além disso, só é possível doar sangue em um intervalo mínimo de dois meses.
Confira os requisitos para você se tornar um doador:
- Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal).
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
Procure o Hemocentro mais próximo de você e doe sangue. Saiba mais em https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
26 respostas em "Os benefícios (reais) de quem é doador de sangue"
Deixe uma mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Muito bom fazer o bem sem olhar a quem
Bom ser doador
Doar sangue é muito importante.
Fui doador de sangue por muitos anos. Infelizmente o brasileiro só doa sangue quando um parente ou amigo necessita, o que é ” ruim”, porque muita gente precisa , independente de quem seja, conhecido ou desconhecido, sempre há alguém precisando… doar sangue , além de um ato de amor, salva vidas.
Gostei!
m u ito bom . .. ..
Bom
Interessante
Acho que seria de muita importância ter o tipo de sangue na CNH
Muito boas informações… Ainda não doei, mas pretendo doar em breve.
Muito importante ser doador.
otimo
bom
Um pequeno gesto que pode salvar vidas! Parabéns aos doadores voluntários!
Importante ter essa conscientização de que além de doar sangue e salvar vidas também faz bem para o doador.
A informação do tipo sanguíneo em documentos oficiais seria excelente.
Eu mesmo fui saber meu tipo sanguíneo depois de muitos anos.
legal, muito bom
Salva vidas!!
Importante poder ajudar salvar vidas de alguma forma
Um gesto de amor ao proximo
muito bom
Muito bom.
Nao custa nada e ainda ajuda as pessoas que precisam
Muito Bom !
Muito legal
Sempre é bom ajudar