Poupar Dinheiro

O que significa poupar, será que é o mesmo que investir?  

Saiba que não é, primeiro é preciso poupar, que é guardar parte da renda, juntar, amealhar, enquanto investir é fazer o valor poupado proporcionar ganhos, no geral obtidos junto ao mercado financeiro, numa visão de médio e longo prazo. 

E você sabe como poupar? Quem poupa, junta, guarda, e no mínimo tem a vida financeira em equilíbrio. E para chegar a esse equilíbrio. Sabe como fazer? 

Pense em você como uma empresa, uma marca, sendo que parte dessa empresa é movida pela gestão financeira, capital de giro, investimentos, lucro. 

E como sabe as empresas devem também manter a gestão financeira bem equilibrada, pois faz parte de um sistema que transcende suas portas, pois envolve empregados, fornecedores, clientes, investidores, fisco e por aí vai, assim como você. Não pense que suas dificuldades financeiras atingem só a você. Certamente pode respingar em outras pessoas, parentes que te socorrem, pessoas que você não consegue pagar, a faxineira que perde o trabalho, restrições impostas aos filhos, entre outras coisas 

Nesse sentido, vamos ao caminho do ORGANIZAR e POUPAR 

Em outras palavras, trazendo essa dinâmica para a vida pessoal:

1 – Reflita sobre sua vida financeira, se está confortável, se está com dívidas, se sem nenhuma folga e mesmo que esteja tranquila, essa situação é perene, ou seja, em caso de crise, não haverá impacto?

2 – Faça sempre a pergunta, e se algo XX acontecer, tipo, e se eu ficar doente, como fica minha vida financeira tranquila?

3 – Liste todos os seus gastos e ganhos, considere nos ganhos o líquido.

4 – Fazer orçamento pessoal e categorize as despesas em pelo menos:

  • -Habitação – coloque as despesas com o condomínio, luz, água, gás, consertos, internet, telefone e outros itens que façam parte de gastos com habitação;
  • -Alimentação – coloque os gastos com alimentação em casa e alimentação na rua;
  • -Transporte – coloque os gastos com combustível, transporte público, transporte por aplicativo e manutenção do carro;
  • -Saúde – coloque gastos com medicamentos e tratamentos;
  • -Vestuário – coloque despesas com roupas, calçados, acessórios e consertos ;
  • -Educação – coloque as mensalidades escolares, cursos regulares ou não;
  • -Lazer – coloque todos os gastos com bares, restaurantes, reuniões em casa, entre outros itens;
  • -Despesas financeiras e Dívidas – despesas correntes bancárias, juros de inadimplências, financiamentos e empréstimos;
  • -Se achar conveniente, acrescente outras categorias.

5 – Agora que você já sabe o quanto gasta e em que, avalie se os gastos fazem sentido, veja se tem algo que te salte aos olhos e você avalia que precisa de ajustes, cortes.

6 – E o resultado, as despesas estão sendo menores que o ganho, se sim, ótimo, vamos colocar no fundo de reserva ou reserva da tranquilidade. E se não estiver sobrando ou se o que estiver sobrando é mínimo e não é perene. Veja o que pode ser cortado, alterando o padrão.

7 – Cuidado com compras por atacado ou pacotes fechado de um item, nem sempre o preço unitário vale a pena e você acaba tendo um desembolso mais alto do que se comprar avulso ou menos unidades, pior ainda fica com volume de produtos que as vezes ocupa um espaço que não tem e que pode em alguns casos estragar, se o consumo não ocorrer rapidamente. Calcule o preço unitário e compare com comprar no varejo em quantidade menor.

8 – Evite as compras por impulso, respire antes, dê uma volta e sempre reflita se realmente precisa, vai usar, vale a pena…

9 – Para roupas e utensílios domésticos prefira os centros de compras populares, os preços são menores e você se surpreenderá com os “achados”. E ainda pode encarar como um passeio, tipo “outlet” ao céu aberto. Lembre-se que manter padrão de marcas, pode te levar em direção contrária ao de suas metas.

10 – Gastos com comunicação, entretenimento precisam sempre ser revistos, se não consegue renunciar à TV a cabo, que no geral tem um peso maior nos pacotes de internet e TV, reveja sempre os pacotes que assina, se pode reduzir, se pode negociar em outra operadora ou até com a mesma operadora. Isso vale para o telefone celular, busque sempre ficar de olho em preços e pacotes, vale a pena para negociações.

11- Lazer e atividades físicas, reveja suas formas, sempre tem como economizar sem se privar desses momentos, que trazem satisfação. Prefira atividades físicas ao ar livre à mensalidade de academia, de repente uma reunião comunitária com amigos aos bares.

“Cuidado com as pequenas despesas; um pequeno vazamento
afundará um grande navio.” – Benjamin Franklin

No caso da categoria despesas bancárias, veja o quanto gasta com taxas de conta, cartão e procure negociar, mudar de banco. A tecnologia atualmente nos traz mais liberdade para mudanças.

Reveja seu financiamento, caso seja imobiliário, de repente vale a pena simular uma portabilidade ou fazer uma amortização. Evite pagamento em atrasos, seja qualquer financiamento ou empréstimo, pagamento de encargos moratório é dinheiro jogado fora.

Avalie o resultado de tudo isso, se conseguiu fazer alterações, o quanto conseguiu reduzir em seus gastos e agora crie um desembolso adicional e que vem em primeiro lugar, auto pagamento.

Valorize seu trabalho, seja como empregado ou como empreendedor e empresário. Pague a si próprio, um valor, um percentual de sua renda que dedicará à sua tranquilidade, ou ao seu futuro.

Gaste com Sabedoria e Viva com Equilíbrio.

Regra nº 1 “Nunca Perca Dinheiro”.  Regra nº 2 “Não esqueça a
regra nº 1” Warren Buffett

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



10 de março de 2000

113 respostas em "Poupar Dinheiro"

  1. devemos ter planejamento em todas áreas de nossa vida, e o Planejamento Financeiro com Metas bem definidas e alinhamento com sua Família leva a ter uma vida mais tranquila e equiliibrada sem grandes surpresas.

  2. Muito difícil ter este planejamento completo. O dinheiro parece que some …. mas muito importante. Vou tentar….

  3. Realizar um planejamento não é fácil, porém na atual conjuntura do país é necessário para descobrir onde economizar e garantir as contas em dia.

  4. Muito difícil ter este planejamento completo.

  5. RENDA CERTA ESTOU PRATICANDO E VENDO MEUS RESULTADOS POSITIVOS.
    VALEU

  6. poupar hoje para ter um futuro mais tranquilo

  7. Eu e minha família sempre planejamos para aderir um futuro melhor.

  8. Boa linha de raciocínio!
    Aprendi bastante.
    Agora e só botar em prática!

  9. VAMOS TODOS BUSCAR CONHECIMENTO PARA PRATICARMOS COM SABEDORIA

  10. Poupar e se possível investir também

  11. Planejar a saúde financeira é o recurso perante tanta dificuldade financeira

  12. Planejamento e essencial para ter uma saúde financeira. Muito bom artigo.

  13. Planejamento é fundamental para investir

  14. ” Gaste com sabedoria, viva com equilibrio”…. sábias palavras…

  15. organização com a vida financeira é o ponto chave.

  16. Poupar , estudar , investir e esperar 📊🚀💰

  17. poupar dinheiro é poupar sofrimento la na frente

  18. Poupar é evitar os gastos e guardar o que se evitou!

Deixe uma mensagem

© 2023 - BRF Previdência - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!