Quem tem dificuldade na hora de se organizar financeiramente? Se a resposta for “eu”, este conteúdo é para você. Vamos começar falando sobre o método 50-30-20. Você já ouvir falar? Esse método propõe a divisão das despesas pessoais em categorias: 50% pra custos essenciais (como água, luz, telefone etc), 30% para lazer e 20% de reserva para reserva investimentos.
Embora seja uma forma de organização bastante conhecida, alguns educadores financeiros orientam sempre ter cuidado com métodos tão fechados. Portanto, vale refletir e analisar se o método se encaixa na sua realidade. Economizar é importante, investir também, mas as vezes as pessoas possuem dívidas que tornam mais difíceis seguir um planejamento tão rigoroso.
O importante é ressaltar que, em momentos de crise, como de uma pandemia, por exemplo, com inflação alta, alimentos e gasolina com os preços lá em cima, pode ser que para muitas pessoas seja necessário primeiro focar em garantir o orçamento para os gastos fixos e essenciais. É preciso lembrar que, de acordo com o Serasa Brasil, 57% da população brasileira está endividada, o que significa que isso reduz e compromete a capacidade financeira de mais da metade da população brasileira.
Mas sabemos que cada pessoa é única e pode ser difícil falar que é preciso guardar 20% do seu salário para investimentos, 30% para momentos de lazer e por aí vai. O melhor para se organizar financeiramente é entender o quanto é possível estabelecer de meta dentro da sua realidade, algo que possa ser cumprido, que seja factível e alcançável.
Claro, cada caso é um caso! Se métodos mais fechados como o 50-30-20 funcionam pra você, tudo bem. Mas fique sempre atento, pois para pensar em investimentos, orçamento pessoal e familiar, educação financeira é importante ser flexível e conseguir se adaptar. Foque naquilo que você pode adequar à sua realidade. Tendo essa mentalidade, fica muito mais fácil atingir seus objetivos financeiros e levar uma vida mais tranquila.
Gostaram? Sempre estamos trazendo novidades, notícias e dicas para você ficar por dentro do universo do mercado financeiro, então comenta aí o que você gostaria que trouxéssemos de conteúdo.
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
43 respostas em "Qual o melhor método para se organizar financeiramente?"
Deixe uma mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Muito boa essa dica!!! Obrigado por essa dica
Otimo
AINDA TEM MUITAS PESSOAS VIVENDO ESSA SITUAÇÃO.
Boa dica para quem não costuma ter essa organização
Boa orientação
muito bom esse conteúdo, de grande valia
Orientação preciosa!!
Boa dica
muito bom o conteúdo
Otimo
Excelente conteúdo
otimo
Ótima dica.
Eu adotei o orçamento familiar somando as receitas e controlando as despesas durante o mês se sobrar algo destinamos a aquisição do que ainda temos falta em casa.
Ótima orientação, parece simples mas muita gente acaba se atrapalhando.
excelente dicas
Vale muito a pena
Excelente
Excelente orientação
Ótima dica!
Otima dica!
Excelente conteúdo
Ótimo
Ótimo
muito bom.
organização é tudo
Muito bom
Muito bom!
bom
.
Excelente material, gostei
Material muito bom
top
Muito bom
Muito bom, show!
vou aderir
bom
opa vou aderir
Bom
Muito bom
Muito bom
O problema é que a teoria nem sempre dá certo na hora de pratica-la.
artigo bem interessante