De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mais de 28% das famílias brasileiras estão endividadas. Com isso, muitas pessoas se veem com dificuldades para sair dessa situação. O primeiro ponto é como você se relaciona com o dinheiro: quanto ganha, quanto deve, quanto gasta, com o que gasta etc.
Pensando nisso também, aqui vão cinco passos para você quitar suas dívidas de forma a não caiar novamente no endividamento ou se endividar ainda mais.
- Faça uma lista de suas dívidas: este é um primeiro passo importante nesse processo. Muitas vezes não temos uma noção exata do tamanho do problema. Ao anotar tudo, a situação se torna mais visível. Depois disso, resolver fica bem mais fácil.
- Checklist de gastos: anote suas despesas, tanto faz se em uma planilha no excel ou se vai anotar em um papel. O importante é conseguir ter a consciência de para onde está indo o seu dinheiro. Para facilitar, divida entre gastos fixos, que são aqueles que você tem todo mês e não variam muito, como: água, luz, telefone, internet; e gastos variáveis, que, como o nome indica, sempre variam de um mês para o outro, como: supermercado, farmácia, lazer.
- Corte de gastos: já sabendo o montante da sua dívida, o quanto gasta por mês, reduza todos os gastos possíveis. Você pode procurar planos de internet e telefonia mais baratos, uma academia mais acessível, procurar lugares para lazer que gastem menos.
- Estabeleça quanto você pode pagar: aqui é preciso identificar o que sobra para você se organizar para começar a pagar suas dívidas. Calcule quanto poderá disponibilizar por mês para quitá-las.
- Renegocie: agora, o último passo e nem por isso menos importante. Renegocie a dívida, entre em contato com os seus credores e tente renegociar. Se você possui mais de uma dívida lembre de renegociar primeiro as dívidas maiores, caso não seja possível fazer isso com todas ao mesmo tempo. As dívidas maiores geralmente têm os juros mais altos, principalmente as de cartão de crédito.
Fonte: Mirador
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
23 respostas em "5 passos para sair do endividamento"
Deixe uma mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
TODOS OS CINCOS TPOPICOS SÃO IMPORTANTE. MAS NA PRATICA AINDA CARREGO A PENDENCIA DO NUMERO QUATRO. POIS PRECISO ESTABELESSER ISSO. OBRIGADO RENDA CERTA POR MAIS ESSA INFORMAÇÃO.
Muito bom! muito aplicativos hoje nos ajudam com as finanças.
muito aplicativos hoje nos ajudam com as finanças.
bom passo a passo
aos poucos estou eliminando as minhas
Shouw
Essa é uma situação que atingi o nosso pais e muito, mais com essas dicas ja ajuda a ser organiza.
muito aplicativos hoje nos ajudam com as finanças.
Ótimas dicas para se organizar financeiramente! Obrigado renda certa
Ótimas dicas para se organizar financeiramente
ótimas dicas
Mas muitas vezes não é tão fácil assim
Ótima dica
Boa dica
muito bom.
very good
As dicas são ótimas, mas precisam ser praticadas.
Ótimas dicas
Legal
Muito bom!
Legal
Mais importante que saber os passos é implementá-los e seguir a risca.
bacana