Hoje, dia 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra. Dia de destacar a importância da herança cultural africana no nosso país, mas também de reforçar a importância do combate ao preconceito.
Curiosamente, não há palavra melhor que “consciência” para descrever o que jovens influenciadores brasileiros trazem para uma parte considerável da população ao falarem sobre finanças de uma forma real e acessível para a classe média baixa. Consciência financeira.
Segundo a Pnad Contínua do IBGE, 56,4% da população do nosso país se autodeclara preta ou parda. 33% das pessoas pretas vivem abaixo da linha de pobreza, comparados a 15% das pessoas brancas, e apenas 30% ocupam cargos de gerência, para aproximadamente 70% dos cargos gerenciais ocupados por brancos.
Entende-se que informações sobre finanças estão postas, inclusive virtualmente, para “qualquer pessoa” ter acesso. Mas é um incentivo muito diferente quando você se vê representado naquele criador de conteúdo que conhece a sua realidade, tem origens similares às suas e hoje detém um conhecimento que, em breve, também poderá ser seu.
Criadores de conteúdo que estão preocupados em trazer temas econômicos urgentes, de impacto direto à realidade brasileira, tais como organização financeira, saída do endividamento e primeiros passos até o primeiro investimento. São divisores de águas nas vidas financeiras dos brasileiros:
– Gabriela Mendes – Plataforma No Front (@nofrontempoderamento):
Gabriela é economista, é de São Paulo e fundou o projeto No Front em 2018. Seu diferencial é usar, de forma nitidamente inovadora, o rap para abordar a educação financeira. Em entrevista dada ao G1, Gabriela comenta que as discussões sobre educação financeira são ainda dominadas por homens, brancos, de classe média alta, que não têm uma vivência e empatia com a realidade da maioria do povo brasileiro. A figura e a contribuição de Gabriela são, portanto, uma mudança nesse cenário “quadrado”.
– Alan Soares – Boletinhos (@boletinhos):
O publicitário Alan Soares, de Porto Alegre, criou o “Boletinhos” com um propósito simples e empático: tornar a organização financeira mais acessível às pessoas com menor renda a partir da sua realidade. A ideia nasceu para ir na direção oposta de uma abordagem que é imediatista, visando resultados rápidos e extremos, frequentemente trazendo um discurso que coloca como objetivo maior que o indivíduo se torne milionário. Alan só quer organizar a vida financeira a partir do ponto onde as pessoas estão – antes de criar expectativas que, no momento, talvez não fossem as mais seguras.
– Amanda Dias – Grana Preta (@granapretaoficial):
A baiana Amanda Dias criou o projeto “Grana Preta”. Ela já declarou em entrevistas que, quando era mais jovem, viveu desafios na hora de economizar: precisou contar com uma reserva de emergência para pagar os estudos que, bom, não existia. A partir dali ela viu a importância de levar assuntos financeiros a sério, e não limitou isso a ela: suas amigas e colegas compartilhavam dessas necessidades. Hoje, seu mote é “educação financeira para emancipar”, e as principais dúvidas buscadas pelas suas seguidoras são sobre precificação, ter dinheiro sobrando, como organizar o dinheiro e como começar a investir.
– Nathália Rodrigues – Nath Finanças (@nathfinancas):
Nath é uma das personalidades mais conhecidas no nicho da educação financeira voltada às pessoas de baixa renda. Viralizou em 2018 com um vídeo onde ensinava a vender água, e já lançou seu livro “Orçamento Sem Falhas: Saia do Vermelho e Aprenda a Poupar com Pouco Dinheiro”. Nath defende que a falta de representantes pretos na área de finanças se dá pelo racismo.
É notável o papel que esses influenciadores assumem na vida dos brasileiros que precisam ouvi-los. Democratizando a educação financeira e, principalmente, trazendo uma linguagem realista, novos horizontes se constroem para que uma parte (numerosa, diga-se de passagem) da população saia da curva da pobreza e construa caminhos muito mais dignos.
Não deixe de conferir o trabalho desses criadores de conteúdo. Independentemente das proporções que tomarem esses perfis em relação ao número de seguidores (e esperamos que sejam grandes!), o apoio é sempre essencial. Afinal, estamos juntos na caminhada rumo à equidade e à saúde financeira.
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
44 respostas em "Dia da Consciência Negra: conheça 4 personalidades da mídia que estão transformando a relação das pessoas pretas com o dinheiro"
Deixe uma mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Ótimo conteúdo
Não conhecia. Vou procurar os perfis indicados
Gostei
amavel
Tema muito importante!
ÓTIMO
Muito bom!
Gostei muito
representatividade até mesmo em finanças
Top!
Viva a consciencia negra!
Bom
Show
Tema muito interessante !
Show de bola!
Dicas importantes.
Excelente
Excelente conteúdo.
Muito bom
Muito bom!
É preciso desmistificar certos conceitos sobre educação financeira , universalizar , chegar às camadas mais humildes da população
muito interessante!
Muito bom.
Gostei, interessante!
Perfeito!
dia importante
ideias e projetos que fazem a diferença.
Muito bom
Consciencia, muito bom 1
ótimas dicas
Muito importante
muito bom.
otimo conteudo
Muito top
Ótimo conteúdo para atualidade
Bem legal
conteudo excelente
Top
muito bom
Interessante !!!
Muito bom esse conteúdo .
ótimo
Muito legal!
Excelente conteúdo