Dia da Consciência Negra: conheça 4 personalidades da mídia que estão transformando a relação das pessoas pretas com o dinheiro

Hoje, dia 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra. Curiosamente, não há palavra melhor que “consciência” para descrever o que jovens influenciadores brasileiros trazem para uma parte considerável da população ao falarem sobre finanças de uma forma real e acessível para a classe média baixa. Entenda!

Hoje, dia 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra. Dia de destacar a importância da herança cultural africana no nosso país, mas também de reforçar a importância do combate ao preconceito.

Curiosamente, não há palavra melhor que “consciência” para descrever o que jovens influenciadores brasileiros trazem para uma parte considerável da população ao falarem sobre finanças de uma forma real e acessível para a classe média baixa. Consciência financeira.

Segundo a Pnad Contínua do IBGE, 56,4% da população do nosso país se autodeclara preta ou parda. 33% das pessoas pretas vivem abaixo da linha de pobreza, comparados a 15% das pessoas brancas, e apenas 30% ocupam cargos de gerência, para aproximadamente 70% dos cargos gerenciais ocupados por brancos.

Entende-se que informações sobre finanças estão postas, inclusive virtualmente, para “qualquer pessoa” ter acesso. Mas é um incentivo muito diferente quando você se vê representado naquele criador de conteúdo que conhece a sua realidade, tem origens similares às suas e hoje detém um conhecimento que, em breve, também poderá ser seu.

Criadores de conteúdo que estão preocupados em trazer temas econômicos urgentes, de impacto direto à realidade brasileira, tais como organização financeira, saída do endividamento e primeiros passos até o primeiro investimento. São divisores de águas nas vidas financeiras dos brasileiros:

– Gabriela Mendes – Plataforma No Front (@nofrontempoderamento):

Gabriela é economista, é de São Paulo e fundou o projeto No Front em 2018. Seu diferencial é usar, de forma nitidamente inovadora, o rap para abordar a educação financeira. Em entrevista dada ao G1, Gabriela comenta que as discussões sobre educação financeira são ainda dominadas por homens, brancos, de classe média alta, que não têm uma vivência e empatia com a realidade da maioria do povo brasileiro. A figura e a contribuição de Gabriela são, portanto, uma mudança nesse cenário “quadrado”.

– Alan Soares – Boletinhos (@boletinhos):

O publicitário Alan Soares, de Porto Alegre, criou o “Boletinhos” com um propósito simples e empático: tornar a organização financeira mais acessível às pessoas com menor renda a partir da sua realidade. A ideia nasceu para ir na direção oposta de uma abordagem que é imediatista, visando resultados rápidos e extremos, frequentemente trazendo um discurso que coloca como objetivo maior que o indivíduo se torne milionário. Alan só quer organizar a vida financeira a partir do ponto onde as pessoas estão – antes de criar expectativas que, no momento, talvez não fossem as mais seguras.

– Amanda Dias – Grana Preta (@granapretaoficial):

A baiana Amanda Dias criou o projeto “Grana Preta”. Ela já declarou em entrevistas que, quando era mais jovem, viveu desafios na hora de economizar: precisou contar com uma reserva de emergência para pagar os estudos que, bom, não existia. A partir dali ela viu a importância de levar assuntos financeiros a sério, e não limitou isso a ela: suas amigas e colegas compartilhavam dessas necessidades. Hoje, seu mote é “educação financeira para emancipar”, e as principais dúvidas buscadas pelas suas seguidoras são sobre precificação, ter dinheiro sobrando, como organizar o dinheiro e como começar a investir.

– Nathália Rodrigues – Nath Finanças (@nathfinancas):

Nath é uma das personalidades mais conhecidas no nicho da educação financeira voltada às pessoas de baixa renda. Viralizou em 2018 com um vídeo onde ensinava a vender água, e já lançou seu livro “Orçamento Sem Falhas: Saia do Vermelho e Aprenda a Poupar com Pouco Dinheiro”. Nath defende que a falta de representantes pretos na área de finanças se dá pelo racismo.

É notável o papel que esses influenciadores assumem na vida dos brasileiros que precisam ouvi-los. Democratizando a educação financeira e, principalmente, trazendo uma linguagem realista, novos horizontes se constroem para que uma parte (numerosa, diga-se de passagem) da população saia da curva da pobreza e construa caminhos muito mais dignos.

Não deixe de conferir o trabalho desses criadores de conteúdo. Independentemente das proporções que tomarem esses perfis em relação ao número de seguidores (e esperamos que sejam grandes!), o apoio é sempre essencial. Afinal, estamos juntos na caminhada rumo à equidade e à saúde financeira.

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44 respostas em "Dia da Consciência Negra: conheça 4 personalidades da mídia que estão transformando a relação das pessoas pretas com o dinheiro"

  1. Não conhecia. Vou procurar os perfis indicados

  2. É preciso desmistificar certos conceitos sobre educação financeira , universalizar , chegar às camadas mais humildes da população

  3. ideias e projetos que fazem a diferença.

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