O Brasil é cheio de diversidade e particularidades: dentre elas, a quantidade de feriados existentes no país. A boa notícia é que podemos unir uma coisa à outra: podemos aproveitar os feriados para conhecer cantos do nosso país que ainda nos são desconhecidos.
São muitos feriados nacionais, como o de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro, o famoso Dia das Crianças, ou o 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Porém, de norte a sul, em cada estado do Brasil ainda existem feriados estaduais específicos que refletem tradições, histórias e até mesmo peculiaridades locais.
Vamos por lista, sem esquecer nenhum dos nossos 26 estados:
– Acre: dia 15 de junho é celebrada a Revolução Acreana, movimento histórico que emancipou o estado que antes integrava a Bolívia;
– Alagoas: Em Alagoas, o feriado de 16 de setembro é dedicado à Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade de Maceió. É um dia de devoção e celebração para os alagoanos;
– Amapá: No Amapá, o feriado de 13 de setembro homenageia a criação do estado, que ocorreu em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas.
– Amazonas: O Amazonas possui um feriado exclusivo que celebra a elevação do estado à categoria de província, em 5 de setembro de 1850. É chamado o Dia da Amazônia;
– Bahia: Na Bahia, o 2 de julho é um feriado importante que marca a Independência da Bahia, quando o estado se libertou do domínio português em 1823.
– Ceará: O Ceará comemora o Dia de São José, padroeiro do estado, em 19 de março. É um feriado religioso muito celebrado pelos cearenses.
– Distrito Federal: Brasília, no Distrito Federal, tem um feriado exclusivo em 21 de abril, que celebra a inauguração da cidade como capital do Brasil, em 1960.
– Espírito Santo: No Espírito Santo, o feriado de 23 de maio celebra a autenticidade da Pedra Fundamental de Vitória, lançada em 1551.
– Goiás: Goiás tem um feriado exclusivo em 25 de julho, dedicado a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e dos transportadores.
– Maranhão: No Maranhão, o feriado de 28 de julho é dedicado a São Luís, padroeiro da cidade que leva o mesmo nome.
– Mato Grosso: O Mato Grosso celebra o Dia do Estado, em 1º de janeiro, marcando a data da criação do estado em 1979.
– Mato Grosso do Sul: Em Mato Grosso do Sul, o feriado de 11 de outubro é dedicado à Divisão do Estado, que ocorreu em 1977.
– Minas Gerais: O estado de Minas Gerais comemora o Dia de Tiradentes, em 21 de abril, em homenagem ao herói da Inconfidência Mineira.
– Pará: No Pará, o Círio de Nazaré é uma das maiores celebrações religiosas do estado, ocorrendo no segundo domingo de outubro.
– Paraíba: A Paraíba tem um feriado exclusivo em 5 de agosto, que marca a adesão do estado à Independência do Brasil, em 1822.
– Paraná: No Paraná, o feriado de 19 de dezembro celebra a Emancipação Política do estado, ocorrida em 1853.
– Pernambuco: Em Pernambuco, o Carnaval fora de época conhecido como “Galo da Madrugada” é uma festa tradicional que atrai milhares de foliões todos os anos.
– Piauí: O Piauí comemora o Dia da Batalha do Jenipapo, em 13 de março, em homenagem à resistência piauiense na luta pela independência do Brasil.
– Rio de Janeiro: O Rio de Janeiro tem um feriado exclusivo em 23 de abril, que celebra o Dia de São Jorge, padroeiro da cidade.
– Rio Grande do Norte: No Rio Grande do Norte, o feriado de 3 de outubro marca a data da instalação da província, em 1832.
– Rio Grande do Sul: O Rio Grande do Sul celebra a Revolução Farroupilha em 20 de setembro, um feriado importante que homenageia os líderes da revolta gaúcha.
– Rondônia: Em Rondônia, o feriado de 4 de janeiro é dedicado à Criação do Estado, que ocorreu em 1982.
– Roraima: Roraima tem um feriado exclusivo em 5 de outubro, que celebra a criação do estado, em 1988.
– Santa Catarina: Em Santa Catarina, o feriado de 25 de agosto é dedicado ao Dia do Colono, homenageando os trabalhadores rurais do estado.
– São Paulo: O feriado de 9 de julho é exclusivo de São Paulo, marcando o Dia da Revolução Constitucionalista de 1932.
– Sergipe: Em Sergipe, o feriado de 8 de julho é dedicado à Autonomia Política do estado, em 1820.
– Tocantins: Tocantins tem um feriado exclusivo em 5 de outubro, celebrando a Criação do Estado, ocorrida em 1988.
É claro que durante a pesquisa não encontramos apenas um feriado por estado, mas sim vários. Cada estado brasileiro é muito particular e com certeza todos eles merecem uma visita. Conte para nós nos comentários desta publicação: quais estados brasileiros você já conhece?
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
33 respostas em "Feriados estaduais brasileiros que você provavelmente não conhece"
Deixe uma mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
eita ,alguns!!
Eu conheço, na realidade, a parte litorânea de vários estados ( Ce., RN., Pb., Pe.,Al., Se., Ba.,RJ ), e alguns, além da costa, alguma coisa do interior ( SC, SP, meu estado, RS ), a capital paranaense, Curitiba, MG , na divisa com SP… o Brasil é sensacional, apesar dos políticos. Espero ter saúde para conhecer mais rincões neste ” Brasilzão ”.
Gaúcho
Nossa!
Não conhecia a maioria 😮
feriadinho é sempre bom
Esse ano mesmo precisávamos de uns feriadinhos.
Legal
Bom
que legal!
Já estive em alguns como: RS, SC, PR, SP, RJ, BA, Al, CE, RN… mas tem muitos lugares bonitos que pretendo conhecer.
Gostei!
Legal
Bom
Gostei
Massa!
Um pais continental como o nosso sempre impressiona pela diversidade!
Deveras importante o tema!
Muito cuidado nas estradas!
bom para planejamento das férias
ótimo
otimo
Conheço RS, SC, PR, SP, PE, MG
conheço alguns
Show
Muito bom
nossa
bom
legal
muitos feriados, bom saber
Muito bom.
excelente noticias
Bacana