Como manter as finanças em ordem nas férias

Quando as férias estão chegando, muitas pessoas focam em passar tempo com a família, relaxar e se divertir, não é mesmo? Porém, ainda é preciso cuidar das suas finanças, mantendo-as em ordem até mesmo nesse momento.

Do contrário, o seu planejamento para o restante do ano pode ficar comprometido. Imagina não ter dinheiro suficiente para realizar seus projetos depois das férias? Essa não seria uma boa experiência. Por isso, o melhor é evitar problemas desde já, unindo o período de férias à atenção com o seu orçamento pessoal.

Quer entender como isso é possível? Continue a leitura e veja como garantir que suas finanças continuem em dia, mesmo com as férias chegando!

Qual a importância de cuidar do dinheiro nas férias?

Em um primeiro momento, pode parecer que as férias não estão relacionadas com o controle do dinheiro. Afinal, se essa fase serve para se livrar das preocupações, é comum acreditar que as finanças também poderiam ficar de lado.

Mas é especialmente importante cuidar do dinheiro nas férias — antes, durante e depois do descanso, viu? Ao fazer isso, você garante que o seu orçamento permaneça em dia, assim como os seus planos financeiros.

Essa também é uma forma de garantir um momento divertido para a família, mas sem comprometer o conforto financeiro nas próximas semanas ou meses. Assim, dar atenção ao seu dinheiro permite conciliar novas experiências e momentos de diversão sem abrir mão de uma estrutura financeira sólida.

Quais são os riscos de não olhar para o seu planejamento financeiro?

Além de entender a necessidade de cuidar das finanças com as férias chegando, é essencial estar atento aos efeitos de ignorar essa questão. Muitas pessoas acham chato pensar em dinheiro a todo momento — mas não fazer isso pode trazer consequências.

O maior problema é que a decisão de não pensar nas finanças pode gerar muitos impactos negativos na sua vida financeira no restante do ano. Ao gastar demais nas férias, por exemplo, você corre o risco de se endividar ou mesmo de comprometer o dinheiro que seria investido, caso você já tenha esse hábito.

Também existe o risco de você ter que recorrer à reserva de emergência por não ter organizado o seu orçamento para as férias. Percebe como essa situação poderia ser evitada ao manter um planejamento financeiro adequado?

Além disso, é preciso dar atenção aos riscos que o uso indiscriminado do dinheiro, mesmo que pontualmente, pode trazer. Afinal, o descontrole nas férias pode abrir as portas para a desmotivação e para hábitos financeiros negativos se estabelecerem no seu dia a dia.

Pense em uma dieta: é mais difícil voltar para ela depois de uns dias comendo livremente, certo? Ou seja, todo o esforço em desenvolver sua educação financeira durante o ano pode ficar comprometido se você deixar isso de lado nas férias. E não é isso que você deseja, não é mesmo?

Como manter as finanças organizadas nas férias?

A dica principal é se planejar. Mais que organizar o roteiro de passeios ou marcar as passagens de uma viagem, é essencial pensar nos custos envolvidos e até no que você pode fazer para economizar nas férias.

 Quer saber como manter suas contas sob controle nesse período? Descubra a seguir!

Defina o quanto suas férias custarão

Antes de fazer qualquer plano, é fundamental saber o quanto as suas férias podem custar. Afinal, a ideia é fazer o seu período de descanso caber no orçamento — e não o contrário.

Para isso, entenda quantos dias de férias você deseja tirar, quais serão as atividades realizadas ou se você fará uma viagem. Se for com a família toda, vale considerar os gastos totais e os custos por pessoa.

Não se esqueça de orçar as passagens, a estadia, a alimentação, os passeios, os deslocamentos e até as lembrancinhas da viagem.

Ao definir um valor máximo, é possível colocar os planos em prática. E não se esqueça de incluir a margem para imprevistos que podem gerar gastos extras, como uma mala extraviada ou um passeio de última hora, beleza?

Crie uma reserva para as férias

Depois que você descobrir o quanto pode gastar nas férias, vale a pena montar uma reserva financeira que seja exclusiva para esse objetivo. Para se organizar bem, você pode juntar dinheiro desde o momento em que os planos começarem a tomar forma ou até mesmo antes de começar a fazer os planos.

Se as férias estiverem muito próximas, é possível adotar essa estratégia para o próximo período de descanso. Porém, ainda que faltem apenas algumas semanas, é interessante economizar dinheiro desde já. Assim, você consegue abater parte dos gastos. Legal, né?

Faça escolhas estratégicas

Também é essencial tomar boas decisões para aproveitar as férias com mais tranquilidade. Nesse caso, vale a pena pensar em formas de usar o seu dinheiro de maneira mais inteligente e sem comprometer o orçamento do restante do ano.

Se você tem milhas aéreas disponíveis, que tal escolher um destino que esteja de acordo com o seu saldo? Assim, não vai ser preciso gastar nada a mais nas passagens. Ainda, é válido pensar em destinos fora da alta temporada, pois eles são mais baratos.

Além disso, você deve pesquisar bastante os preços e ofertas. Às vezes, fechar um pacote sai mais barato, mas, em outras situações, o melhor é contratar tudo separadamente.

Não se esqueça de tentar antecipar os pagamentos o máximo que puder. Ao comprar passagens ou reservar a hospedagem com antecedência, por exemplo, você pode conseguir melhores condições e evitar que os gastos se acumulem.

Acompanhe os gastos

Além de definir o orçamento para as suas férias, vale acompanhar todos os gastos para ter a certeza de que eles estão dentro do limite estabelecido. Você pode conferir as despesas por dia e em relação às férias por completo, por exemplo. Assim, é mais fácil evitar compras por impulso e outras despesas extras.

O acompanhamento também é importante para prevenir dívidas. Esse é um problema que pode ocorrer, em especial, pelo uso sem controle do cartão de crédito na viagem. Então, vale a pena registrar e conferir as despesas para evitar surpresas na volta para a rotina, combinado?

Mantenha os investimentos no período

Você não deve se esquecer do seu planejamento financeiro anual. Afinal, cuidar do seu orçamento e investimentos de maneira contínua pode ajudá-lo a atingir cada um dos seus objetivos.

Pensando no longo prazo e no seu patrimônio, procure manter os investimentos mesmo durante as férias. Então, é preciso continuar a poupar dinheiro para montar ou ampliar sua carteira de investimentos. Assim, você aproveita as oportunidades, mantém a sua estratégia de aplicações frequentes e se aproxima dos seus sonhos.

Viu como é possível cuidar do seu dinheiro mesmo durante as quando as férias estão chegando? Ao colocar essas sugestões em prática, será possível ter férias tranquilas e um orçamento sob controle!

Como você costuma se preparar para as férias? Conte nos comentários!

Fonte: Como Investir/Ambima

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



13 de julho de 2022

3 respostas em "Como manter as finanças em ordem nas férias"

  1. BUSCANDO ESSES ENSINAMENTOS COLOCO EM PRATICA.
    PARA MIM É A RECEITA DO BOLO.
    VALEU RENDA CERTA.

  2. vou começar a praticar pois a gente sempre se perde

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2021 - BRF Previdência - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!