Feriados estaduais brasileiros que você provavelmente não conhece

O Brasil é cheio de diversidade e particularidades: dentre elas, a quantidade de feriados existentes no país. A boa notícia é que podemos unir uma coisa à outra: podemos aproveitar os feriados para conhecer cantos do nosso país que ainda nos são desconhecidos.

São muitos feriados nacionais, como o de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro, o famoso Dia das Crianças, ou o 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Porém, de norte a sul, em cada estado do Brasil ainda existem feriados estaduais específicos que refletem tradições, histórias e até mesmo peculiaridades locais.

Vamos por lista, sem esquecer nenhum dos nossos 26 estados:

– Acre: dia 15 de junho é celebrada a Revolução Acreana, movimento histórico que emancipou o estado que antes integrava a Bolívia;

– Alagoas: Em Alagoas, o feriado de 16 de setembro é dedicado à Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade de Maceió. É um dia de devoção e celebração para os alagoanos;

– Amapá: No Amapá, o feriado de 13 de setembro homenageia a criação do estado, que ocorreu em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas.

– Amazonas: O Amazonas possui um feriado exclusivo que celebra a elevação do estado à categoria de província, em 5 de setembro de 1850. É chamado o Dia da Amazônia;

– Bahia: Na Bahia, o 2 de julho é um feriado importante que marca a Independência da Bahia, quando o estado se libertou do domínio português em 1823.

– Ceará: O Ceará comemora o Dia de São José, padroeiro do estado, em 19 de março. É um feriado religioso muito celebrado pelos cearenses.

– Distrito Federal: Brasília, no Distrito Federal, tem um feriado exclusivo em 21 de abril, que celebra a inauguração da cidade como capital do Brasil, em 1960.

– Espírito Santo: No Espírito Santo, o feriado de 23 de maio celebra a autenticidade da Pedra Fundamental de Vitória, lançada em 1551.

– Goiás: Goiás tem um feriado exclusivo em 25 de julho, dedicado a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e dos transportadores.

– Maranhão: No Maranhão, o feriado de 28 de julho é dedicado a São Luís, padroeiro da cidade que leva o mesmo nome.

– Mato Grosso: O Mato Grosso celebra o Dia do Estado, em 1º de janeiro, marcando a data da criação do estado em 1979.

– Mato Grosso do Sul: Em Mato Grosso do Sul, o feriado de 11 de outubro é dedicado à Divisão do Estado, que ocorreu em 1977.

– Minas Gerais: O estado de Minas Gerais comemora o Dia de Tiradentes, em 21 de abril, em homenagem ao herói da Inconfidência Mineira.

– Pará: No Pará, o Círio de Nazaré é uma das maiores celebrações religiosas do estado, ocorrendo no segundo domingo de outubro.

– Paraíba: A Paraíba tem um feriado exclusivo em 5 de agosto, que marca a adesão do estado à Independência do Brasil, em 1822.

– Paraná: No Paraná, o feriado de 19 de dezembro celebra a Emancipação Política do estado, ocorrida em 1853.

– Pernambuco: Em Pernambuco, o Carnaval fora de época conhecido como “Galo da Madrugada” é uma festa tradicional que atrai milhares de foliões todos os anos.

– Piauí: O Piauí comemora o Dia da Batalha do Jenipapo, em 13 de março, em homenagem à resistência piauiense na luta pela independência do Brasil.

– Rio de Janeiro: O Rio de Janeiro tem um feriado exclusivo em 23 de abril, que celebra o Dia de São Jorge, padroeiro da cidade.

– Rio Grande do Norte: No Rio Grande do Norte, o feriado de 3 de outubro marca a data da instalação da província, em 1832.

– Rio Grande do Sul: O Rio Grande do Sul celebra a Revolução Farroupilha em 20 de setembro, um feriado importante que homenageia os líderes da revolta gaúcha.

– Rondônia: Em Rondônia, o feriado de 4 de janeiro é dedicado à Criação do Estado, que ocorreu em 1982.

– Roraima: Roraima tem um feriado exclusivo em 5 de outubro, que celebra a criação do estado, em 1988.

– Santa Catarina: Em Santa Catarina, o feriado de 25 de agosto é dedicado ao Dia do Colono, homenageando os trabalhadores rurais do estado.

– São Paulo: O feriado de 9 de julho é exclusivo de São Paulo, marcando o Dia da Revolução Constitucionalista de 1932.

– Sergipe: Em Sergipe, o feriado de 8 de julho é dedicado à Autonomia Política do estado, em 1820.

– Tocantins: Tocantins tem um feriado exclusivo em 5 de outubro, celebrando a Criação do Estado, ocorrida em 1988.

É claro que durante a pesquisa não encontramos apenas um feriado por estado, mas sim vários. Cada estado brasileiro é muito particular e com certeza todos eles merecem uma visita. Conte para nós nos comentários desta publicação: quais estados brasileiros você já conhece?

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



1 de fevereiro de 2024

33 respostas em "Feriados estaduais brasileiros que você provavelmente não conhece"

  1. Eu conheço, na realidade, a parte litorânea de vários estados ( Ce., RN., Pb., Pe.,Al., Se., Ba.,RJ ), e alguns, além da costa, alguma coisa do interior ( SC, SP, meu estado, RS ), a capital paranaense, Curitiba, MG , na divisa com SP… o Brasil é sensacional, apesar dos políticos. Espero ter saúde para conhecer mais rincões neste ” Brasilzão ”.

  2. Já estive em alguns como: RS, SC, PR, SP, RJ, BA, Al, CE, RN… mas tem muitos lugares bonitos que pretendo conhecer.

  3. Um pais continental como o nosso sempre impressiona pela diversidade!

Deixe uma mensagem

© 2023 - BRF Previdência - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!