Perfil médio dos brasileiros desperta alerta sobre falta de políticas públicas para idosos

Embora a expectativa de vida da população tenha aumentado, a qualidade de vida não acompanhou esse crescimento. Quais serão as perspectivas para o futuro?

De acordo com o último Censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a idade média do brasileiro é de 35 anos, sendo que em 2010 era de 29 anos. O indicador divide a população entre os 50% mais jovens e os 50% mais velhos. O aumento ocorreu em todas as regiões do país, tendo a região sudeste a maior idade mediana, de 37 anos, e a região norte, a menor, com 29 anos.

Com esses dados é possível fazer uma análise do perfil da população. O que também foi atribuído para o resultado de uma população que está vivendo mais e “nascendo menos” foi a redução do número médio de filhos. As taxas de fecundidade começaram a apresentar redução a partir da década de 1960 devido a fatores como a maior inserção da mulher no mercado de trabalho e a maior utilização de métodos contraceptivos. No entanto, o IBGE também atribui o fenômeno do envelhecimento à redução da mortalidade em todos os grupos etários, incluindo o dos idosos.

A antropóloga Mirian Goldenberg destaca, em uma matéria veiculada pelo portal G1, que, embora a expectativa de vida da população tenha aumentado, a qualidade de vida não acompanhou esse crescimento. A especialista alerta para a ausência de políticas públicas no Brasil voltadas para a melhoria desse cenário. Mirian Goldenberg enfatiza que a gestão do país ainda age como se fosse uma nação jovem, negligenciando as necessidades de uma população cada vez mais idosa. Não há um planejamento eficaz dentro do sistema único de saúde destinado aos idosos, e a mobilidade nas cidades brasileiras não é devidamente adaptada para atender a essa parcela da população, por exemplo.

O Censo é essencial para mudar este cenário e trazer mais base para políticas públicas pensadas para este contexto, influenciando em investimentos em recursos como educação, em hospitais, vacinas, na assistência a idosos e crianças e em previdência social – pois essas são algumas das políticas públicas que usam o Censo como norte.

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



16 de fevereiro de 2024

32 respostas em "Perfil médio dos brasileiros desperta alerta sobre falta de políticas públicas para idosos"

  1. Com certeza deverá ter um planejamento melhor voltado para a população mais idosa

  2. Tema cada vez mais atual, em vista das melhores condições médicas. Infelizmente não tão acessível como deveria.

  3. Tema relevante e que os nossos governantes deveriam dar mais atenção.

  4. A qualidade de vida da população, de um modo geral, no Brasil, é um tema no qual os políticos não estão nem aí, nem aqui. A preocupação dos mesmos, independente de partido político ou viés ideológico, é com o bem estar deles mesmo, e de seus familiares e apaniguados, o restante da população, inclusive os pagadores de impostos que os sustentam, que se ” lixem”. Triste , mas real.

  5. Com a população envelhecendo, falta um pouco de atenção para as necessidades dos idosos.
    Tema relevante e atual.

Deixe uma mensagem

© 2023 - BRF Previdência - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!